Licenciado em Medicina, com a especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Director do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Dona Estefânia de 2014 a 2018.
Co-fundador da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria.
Co-fundador e presidente da Associação Arterapias entre 2006 e 2010
Presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência (APPIA), entre 2010 e 2014
Foi membro do Conselho de Administração da Associação Europeia de Psicopatologia da Criança e do Adolescente (AEPEA), integrando actualmente o Secretariado Nacional. É presidente da CEDROS, Centro de Estudos, Divulgação e Reabilitação da Obra Santiana.
Licenciada em Ciências de Educação e com especialização em Desenvolvimento Curricular em Educação Especial, trabalhou durante a maior parte da sua vida profissional em Saúde Mental Infantil: na Casa da Praia, onde se praticou e desenvolveu a Pedagogia Terapêutica, na Clínica da Encarnação, entre outras equipas do CSMIJL. Na Casa da Praia assumiu, com a Professora Manuela Cruz, a coordenação do Serviço.
Para sempre grata às crianças e famílias que acompanhou e à dedicação e sabedoria de Margarida Mendo, João dos Santos, Maria José Vidigal e Maria Luís Borges de Castro.
Autora do livro Passo a passo se dão os Nós e os Laços onde descreve o seu trabalho com crianças em Pedagogia Terapêutica.
Co-autora do livro “João dos Santos – O Prazer de Existir, Uma Fotobiografia.
Psicóloga Clínica, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapia. Passou pelo Departamento de Pedopsiquiatria Hospital Dª Estefânia – Clínica da Encarnação onde conheceu e trabalhou com Paula Santos Lobo, Manuela Cruz e Maria José Vidigal desenvolvendo trabalho clinico com crianças;
Psicanalista, membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da International Psychoanalytical Association
Lançou o livro Por detrás do Espelho- reflexões sobre o mundo da Criança Autista – em Co-autoria com Maria José Vidigal.
Membro da actual Direcção da CEDROS, Centro de Estudos, Divulgação e Reabilitação da Obra Santiana.
FUNDADORES E CONSELHEIROS
Alguns dos fundadores da CEDROS trabalharam durante longo tempo em serviços dedicados à Saúde Mental Infantil onde as equipas pluridisciplinares (no trabalho com as crianças e suas famílias), as reuniões de discussão de casos, a criação de ambientes de humanidade e beleza, tolerância e atenção, permitiam que as actividades de expressão e comunicação fizessem parte da terapia. A Pedagogia Terapêutica foi criada por João dos Santos e teorizada não só através da sua prática e formação científica, mas também a partir de trabalhos de expressão livre, corporal, plástica, gráfica, musical e oral, das crianças, apresentadas pelos técnicos em reuniões de equipa. Estas práticas foram sempre estimuladas como meio terapêutico para crianças com sofrimento psíquico e dificuldades de aprendizagem e integração escolar.
Presidente: Luís Alberto Grijó dos Santos
Vice-Presidente: Maria Luís Borges de Castro
Secretário: Ana Sofia Branco
Anabela Maria Honrado Cardoso
Maria José Viana de Almeida
Maria Luís Borges de Castro Cardoso de Matos
Orlanda Maria Ferreira Trindade
Rui Manuel dos Santos Lima de Almeida
Ana Maria Teodoro Jorge
Arlete de Fátima Amaro Correia
Augusto José Pereira Carreira
Luís Alberto Grijó dos Santos
Maria José Ferreira Martins Vidigal Amaro Monteiro
Maria Manuela dos Reis Baptista Cruz Pereira da Silva
Maria Paula Grijó dos Santos Maia Lobo
Patrícia Helena Carvalho Holanda
Teresa Maria da Silva Sustelo Fidalgo de Freitas
Maria José Vidigal
Armando Leandro
Ana Jorge
Isabel Soares
Patrícia Holanda